Seja bem vindo ao nosso site Blog do Jonas Silva blogdojonassilva.com.br!

Política

Com recursos desiguais, Recife só elegeu uma de 93 candidatas negras para a Câmara Municipal

Dados da campanha 'Cadê o Dinheiro da Candidata Negra?' revelam que homens chegaram a receber até 80% do Fundo Especial (FE)

Publicada em 16/11/2024 às 09:16h - 413 visualizações Guilherme Anjos/Diario de pernambuco

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Com recursos desiguais, Recife só elegeu uma de 93 candidatas negras para a Câmara Municipal
 (Foto: Alepe/Divulgação)
As eleições municipais deste ano foram as primeiras realizadas após a aprovação da Lei 14.192/21, que combate a violência política contra as mulheres. Apesar desta e de outras garantias constitucionais, como a cota de gênero, candidatas ainda relatam dificuldade para fazer campanha - especialmente pela disparidade na distribuição de recursos financeiros.
 
No Recife, foram 149 candidaturas de mulheres à Câmara Municipal. Destas, 93 se identificam como pretas ou pardas. Apenas uma, no entanto, foi eleita na capital pernambucana: Jô Cavalcanti (PSOL), com 7,5 mil votos.
 
Dados da campanha "Cadê o Dinheiro da Candidata Negra?", promovida pelo Observatório Feminista do Nordeste, revelaram que candidaturas masculinas chegaram a receber até 80% dos recursos do Fundo Especial (FE) de seus respectivos partidos nas cidades do Recife, Salvador (BA) e São Luís (MA).
 
A pesquisa analisou informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), questionou os partidos sobre os critérios para a distribuição de verbas e entrevistou candidatas nas três cidades.
 
Para a co-fundadora do Observatório Feminista do Nordeste e coordenadora da pesquisa, Marília Gomes, a sistemática privação dos recursos do Fundo Eleitoral às candidatas pode ser caracterizada como "violência política econômica" e é capaz de inviabilizar a execução de uma campanha.
 
“Esse cenário representa uma violência econômica explícita contra essas mulheres. A falta de recursos financeiros impede que elas tenham as mesmas oportunidades que outros candidatos, perpetuando um sistema político excludente. Onde está o compromisso com a democracia?”, afirmou.
 
A legislação considera "violência política" todo ato com a finalidade de impedir ou restringir os direitos políticos das mulheres. Para uma candidata, receber apenas uma pequena parcela da verba disponibilizada ao partido durante o período eleitoral pode custar sua eleição.
 
Prioridades e anistia
 
Apesar de a legislação estabelecer que 30% dos recursos sejam destinados às candidaturas de mulheres e pessoas negras, a pesquisa "Cadê o Dinheiro da Candidata Negra?" apontou que mesmo legendas do campo progressista criam parâmetros internos para determinar suas candidaturas prioritárias - ou seja, que receberão mais recursos.
 
Entre as prioridades, estão vereadores na busca pela reeleição e outros que conquistaram votos expressivos no pleito anterior.
 
Na pesquisa, as entrevistas com candidatas das três cidades também revelaram uma insatisfação com a aprovação da chamada “PEC da Anistia” (9/2023).
 
A fontes foram ouvidas em condição de anonimato. Segundo afirmam, a emenda isentaria os partidos responsabilização por não cumprirem as regras da distribuição da verba eleitoral.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Banner Lateral 01
Banner Lateral 02
Banner Lateral 03
Banner Lateral 04
WhatsApp 81986056201
Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03Parceiro 04

Copyright (c) 2024 - Blog do Jonas Silva - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD